Exemplo de programação em ShopMill

 

Desenho e download

O seguinte exemplo de programação é um exercício de programação com ShopMill.


Cabeçalho do programa

No cabeçalho do programa são definidas as dimensões da peça bruta, o deslocamento de ponto zero, os planos de usinagem e retrocesso, a distância de segurança, e a retração da ferramenta quando esta se aproxima de um padrão de posição.


Fresamento de facear

A superfície de faceamento é desbastada e acabada por meio do ciclo de fresamento de facear. Para isso, o ciclo é parametrizado uma vez com a opção "Desbaste" e uma vez com "Acabamento".


Ponto de partida do contorno

No editor de contornos é criado o contorno da ilha retangular. O ponto de partida para o contorno da ilha retangular é determinado com uma linha reta auxiliar, a um ângulo de 195° (180°+15°) do ponto de partida (0/0) e com um comprimento de 50 mm. O ponto de partida do contorno é o ponto final da linha reta auxiliar. A linha reta auxiliar é deletada após a determinação das coordenadas.


Criar contorno

As coordenadas do ponto auxiliar são especificadas como o ponto de partida e o contorno do recesso é criado por meio das funções de linha reta XY. O primeiro segmento do contorno é, por exemplo, uma linha reta do ponto de partida a um ângulo de α1=285° com um comprimento de 35 mm. Adota-se um raio de R="15" como elemento de transição dos elementos de contorno. Dessa forma o contorno é estruturado passo a passo.


Contorno de desbaste e acabamento

O contorno é encadeado com o ciclo de fresar ilha. Um ciclo para o desbaste e um ciclo para o acabamento da base e borda.


Bolsão retangular

O bolsão retangular é facilmente programado com um ciclo de fresar bolsões. As dimensões são definidas pela especificação do ponto central (0/0), a largura de 60 mm, comprimento de 90 mm e profundidade de 4 mm para o recesso. Visto que o recesso está girado a 15°, especifique um ângulo de partida de α0=15°. O ciclo é parametrizado uma vez para o desbaste e uma vez para o acabamento.


Bolsão circular

O bolsão circular também é programado por meio de um ciclo de fresar bolsões, para desbaste e acabamento.


Furação com padrão de posição

Para executar os furos (ø8.5) dispostos em um círculo, um ciclo de furação é encadeado no padrão de posição Circulo.


Modificar plano de retrocesso

Antes da programação dos furos no padrão de posição, os planos de retrocesso precisam ser modificados dentro do padrão de posição. Durante a aproximação de um padrão de posição, o ShopMill usa a distância definida no cabeçalho do programa. Em nosso exemplo foi selecionado "otimizado". Dado que a ferramenta pode colidir com a ilha retangular pelo centro, reprograme para o retrocesso "Padrão de posição no plano de retrocesso RP".


Programa sequencial de usinagem

Este finaliza a programação.


Simulação

O programa pode ser simulado para teste.