Tools

Siemens Industry SectorSiemens Industry Sector

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Impedir vibrações em peças propensas a vibrações para SINUMERIK 828D/840D sl

Impedir vibrações em peças propensas a vibrações

Na usinagem de peças de trabalho longas e delgadas, que muitas vezes são propensas a sofrer vibrações, a rotação em áreas críticas deve ser ajustada de maneira controlada para uma vibração harmônica durante o processo de usinagem. O objetivo é alterar o número de rotações do fuso de modo que o processo de usinagem não seja prejudicado e que não seja produzida nenhuma marca de vibração sobre a superfície em rotação. Para evitar isso e garantir um processo de trabalho contínuo, as áreas críticas precisam ser superadas o mais rápido possível. Esta aplicação oferece uma opção de como evitar a vibração que está ocorrendo na peça de trabalho.

A seguinte figura mostra um exemplo de peça de trabalho que começa a vibrar por causa da condição desfavorável de fixação durante a rotação.


A variação do número de rotações no fuso mestre pode eliminar qualquer vibração

A variação permanente do número de rotações no fuso mestre pode eliminar qualquer vibração gerada na peça propensa a vibrações. É muito difícil se obter uma vibração de rotação harmônica no fuso mestre apenas com a alteração manual do número de rotações pelo override. Por isso que deve ser criado um ciclo que consiste de duas subrotinas (arquivos .SPF). Pela ativação ou desativação seletiva do ciclo é possível forçar uma vibração de rotação harmônica no fuso mestre. As duas subrotinas do ciclo formam a base para o futuro uso do comando "OSZI", que poderá ser empregado de maneira segura no programGUIDE (código G).

Os ciclos e uma descrição precisa da aplicação estão disponíveis para download no portal "Service and Support". O link você encontra no final dessa página.

Esta aplicação oferece as seguintes vantagens:

  • Evita a produção de marcas de vibração na peça de trabalho

  • O processo preciso de torneamento na peça de trabalho continua possível

As subrotinas OSZI.SPF e OSZIOFF.SPF, usadas para ativar e desativar as vibrações de rotação harmônica, encontram-se armazenadas na área protegida por senha dos dados de sistema e ciclos de usuário. Esta área é acessada apenas pelas pessoas autorizadas e qualificadas. O usuário final deve agir de modo responsável, conciso e cautelar nesses casos, pois os ciclos aqui descritos requerem alterações nos dados do sistema.

Aplicação

A figura mostra o uso da função de prevenção das vibrações (OSZI) no SINUMERIK. OSZI e OSCOFF podem ser inseridos no respectivo programa de peça como comandos de linguagem de alto nível. Apenas a variação porcentual da rotação é especificado entre os parênteses. Uma alteração nos ciclos de usuário não é mais necessária sob a perspectiva do operador da máquina. Observe que este recurso é destinado apenas para o programGUIDE e não tem nenhuma aplicação no ShopTurn.

As vibrações na peça de trabalho podem produzidas pela variação da rotação constante. Por isso que o valor ajustado do fuso muda constantemente. Dessa forma o valor ajustado da rotação do fuso alterna entre os limites inferior e superior por um determinado período. No atual exemplo a faixa de valores ajustados da rotação do fuso se estende de 90% até 110% da rotação nominal selecionada. O intervalo de tempo foi fixado em 2 segundos para uma rotação inicial de 1000 rpm no fuso.

Princípio do comportamento ideal de rotação

Uma vibração atua apenas sobre o fuso mestre ativo e depende de sua dinâmica. Para reduzir as vibrações, o valor ajustado da rotação do fuso deve ser reduzido ou aumentado pelo fator porcentual após cada fator de tempo. O resultado é uma vibração que depende fortemente da dinâmica do fuso e da massa da peça de trabalho. Não existem tabelas de valores para esse comportamento de vibrações, sendo que os parâmetros requeridos (rotação do fuso, fator de tempo) para o material usado precisam ser determinados na prática.

O comportamento desejado do fuso é ilustrado na figura. Uma onda de forma senoidal é obtida através da constante flutuação da rotação do fuso entre os limites superior e inferior especificados por você.

A figura mostra uma variação na rotação do fuso com um fator de tempo selecionado muito grande. A rotação do fuso persiste por um momento no limite superior ou no limite inferior do valor ajustado da rotação do fuso; isso pode, novamente, resultar em marcas na peça de trabalho.

Os programas e a documentação estão disponíveis no portal de suporte da Siemens


17-02-2014 | Autor: Nome