Tools

Siemens Industry SectorSiemens Industry Sector

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

A calculadora de contornos (editor de contornos) do SINUMERIK Operate

O escopo completo de funções da calculadora de contornos está disponível no ShopMill/ShopTurn e no programGUIDE

A calculadora de contornos é ativada pelas softkeys "Fresar Contorno" ou "Tornear Contorno" e "Novo Contorno" e pela especificação livre de um nome para o contorno a ser gerado. Depois de ser selecionado um plano de trabalho e um ponto de partida apropriado que permite ser aproximado pela máquina, estão disponíveis duas opções de escolha, a trajetória de contorno linear ou circular. Linearmente o contorno pode ser traçado no sentido X, sentido Y ou obliquamente no sentido XY. Os círculos podem ser definidos como círculos cheios ou segmentos circulares, dependendo da necessidade.

Ponto de partida do contorno

Ao gerar contornos lineares ou circulares, você não precisa especificar todas as coordenadas nos sentidos X e Y. Isso é particularmente útil quando este resultado se dá pelo ângulo e um dos dados especificados em seguida, o que requereria um cálculo. É exatamente essa a grande vantagem do calculador de contornos. O SINUMERIK Operate executa essa tarefa de forma segura, basta simplesmente informar as dimensões disponíveis em um desenho, que o comando numérico calcula automaticamente todas as dimensões que faltarem em X e Y. Matematicamente falando, isso é perfeitamente possível, e o SINUMERIK Operate executa isso facilmente. As coordenadas que foram determinadas pelo sistema são marcadas de cor azul claro. Além disso, o contorno pode ser fechado automaticamente para não haver a necessidade de especificar novamente o ponto de partida em contornos fechados.


Softkeys Tornear e Fresar

Neste contorno gerado rapidamente, mas nem por isso menos complexo, você pode aplicar diversos ciclos de fresamento, como fresamento de contorno, pré-furação, bolsão, remoção de material residual de bolsão, ilha e remoção de material residual de ilha. Já no caso do torneamento, estes ciclos incluem o desbaste, desbaste residual, abertura de canal, abertura residual de canal, assim como torneamento de canal e torneamento residual de canal.

Outros parâmetros podem ser definidos nos ciclos de usinagem, como trajetórias de aproximação, trajetórias de imersão, sobremetal, correção de raio e o sentido de deslocamento.

Ciclos do programGUIDE e ShopMill/ShopTurn

Ao usar o ShopMill/ShopTurn ainda é definida uma ferramenta com velocidade de avanço, rotação do fuso ou velocidade de corte, como é o caso em todos os ciclos do ShopMill/ShopTurn. Esta é a única diferença em relação ao programGUIDE. Aqui o SINUMERIK Operate confirma novamente sua boa impressão em todas as áreas de comando numérico.


A associação do contorno com um passo de usinagem é facilmente visualizado pelo sinal de parênteses no início da linha do programa.


27-09-2013 | Autor: Nome