Tools

Siemens Industry SectorSiemens Industry Sector

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

programSYNC – Programação eficiente para máquinas multitarefas

Programar multitarefas eficientemente com o SINUMERIK Operate

Centros de torneamento e fresamento com múltiplos carros porta-ferramenta geralmente são considerados como máquinas de alta tecnologia em seu segmento. O SINUMERIK distribui e gerencia todos os porta-ferramentas em diversos canais (tarefas). A Siemens, com sua interface de usuário universal SINUMERIK Operate, oferece uma interface de usuário padrão que permite, graças ao editor duplo, criar simultaneamente programas para dois canais e comparar os mesmos pela função programSYNC. Com isso é possível programar de maneira direta e eficiente no próprio comando numérico.

Tela básica de canal duplo – fuso e canal

Uma tela básica de canal duplo facilita muito as tarefas mais comuns do dia a dia, como preparações e a própria operação, assim como contribui para uma excelente e clara organização da interface do usuário. Ao concluir a preparação da máquina, o operador tem acesso às duas variantes. O SINUMERIK Operate permite a operação tanto em modo de fuso como em modo de canais. Isso permite ao operador da máquina optar pela melhor situação (variante) de usinagem.

Editor duplo e programSYNC

No editor duplo os programas são organizados em passos de usinagem individuais (blocos), que por sua vez compreendem os códigos G ou ciclos do ShopTurn. Eles formam a base para a programação de múltiplos canais. Estas seções de programação podem ser abertas e fechadas, permitindo visualizar uma estrutura de programa de fácil e rápida compreensão.

A função programSYNC é um recurso adicional e muito útil: As marcações de espera (Wait) fazem a sincronização de tempo dos blocos entre os canais. A função faz a correspondência dos passos de usinagem entre si e graças a uma avaliação automática de tempo, o operador tem a possibilidade de otimizar o programa de múltiplos canais no editor duplo. Isso permite que as tarefas individuais de usinagem, quando necessário, sejam transferidas para outros canais para se criar um programa de tempo otimizado. As sequências de movimento, chamadas de "elementos animados", oferecem o suporte de programação da sequência de trabalho e uma simulação 3D é exibida simultaneamente nos dois canais e na mesma tela, tudo para garantir uma perfeita execução do trabalho.

25-06-2013 | Autor: Nome