Tools

Siemens Industry SectorSiemens Industry Sector

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Medição em processo com o SINUMERIK Operate

Na medição em processo, as tolerâncias da peça de trabalho são determinadas durante o processo de produção e os parâmetros de ferramenta são monitorados.

Para a medição em processo em modo automático os ciclos de medição são parametrizados especificamente para cada tarefa de medição. Para especificação dos parâmetros são usadas as telas de entrada do editor de programa. Os pontos de medição que devem ser aproximados e a tarefa de medição são implementados automaticamente de acordo com o programa de medição. A peça de trabalho é medida para determinação de suas tolerâncias no processo de produção.

Dependendo do ciclo de medição usado, pode-se selecionar as seguintes opções como resultado da medição da peça:

  • Apenas medição sem correções (aquisição de valores reais)

  • Correção de deslocamento de ponto zero (compensação entre valor real e setpoint)

  • Correção de dados da ferramenta (compensação entre valor real e setpoint)


Sequência de trabalho nos ciclos de medição

Primeiramente mede-se o ponto zero das peças com os ciclos "Medir Borda", "Alinhar Borda" e "Ilha Retangular". O ponto zero é o centro da peça de trabalho na superfície. Os valores medidos são inseridos automaticamente no deslocamento de ponto zero G54. Um bolsão é fresado e depois medido automaticamente. Baseada nesta medição, a operação de usinagem pode, por exemplo, ser concluída e, em seguida, o bolsão pode ser retrabalhado de acordo com esses valores de correção. O ciclo de medição "Medir Bolsão" é chamado no programa para determinar os valores medidos do bolsão fresado. Se os valores medidos estiverem fora da tolerância e o bolão não permitir nenhum retrabalho, o programa é cessado. Se o bolsão for menor, então os valores de correção são determinados automaticamente e inseridos no valor de desgaste da ferramenta. O bolsão é retrabalhado de acordo com os novos valores de correção. Se durante a medição final for constatado que os valores estão dentro da tolerância, o passo de usinagem é concluído e a peça está pronta.

Download do programa de exemplo

Aqui você pode baixar o programa de exemplo para SINUMERIK Operate V4.5.


27-09-2013 | Autor: Nome