Tools

Siemens Industry SectorSiemens Industry Sector

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Torneamento de canais e abertura de canais com o ShopTurn

O ShopTurn proporciona o suporte para abertura e torneamento de canais com ciclos práticos de desbaste de material e remoção de material residual.

Além do torneamento padronizado em ISO, nesse meio tempo, outros procedimentos para abertura e torneamento de canais se estabeleceram. O torneamento de canais é uma alternativa altamente produtiva, especialmente para canais profundos, contínuos e de contorno difícil, que exigem várias trocas de ferramenta quando são utilizadas ferramentas padronizadas.

A abertura de canais somente é realizada perpendicularmente ao sentido de giro. Em contrapartida, o torneamento de canais é realizado tanto pelo eixo transversal como pelo eixo longitudinal. Esta operação de usinagem requer ferramentas robustas e especialmente projetadas para isso, que comportam um corte para abertura de canal no torneamento transversal e até dois cortes laterais para o torneamento longitudinal. Para usinagem convencional, esta tarefa seria realizada apenas com várias pastilhas e, claro, seus suportes correspondentes, ocupando mais alojamentos no revólver. Isso significa que uma ferramenta de tornear canais substitui várias ferramentas padronizadas.

Novos métodos de programação são aplicados para o torneamento de canais. Praticamente não há mais passes sem usinar, o material é removido tanto no movimento de avanço como no de retrocesso. Isso precisa ser levado em conta ao criar o programa. O ShopTurn oferece um excelente suporte neste caso. Assim como antes, você apenas precisa definir o contorno da peça torneada e para o ciclo de desbaste você pode optar entre a abertura de canais convencional e o torneamento de canais. O ShopTurn calcula automaticamente os cortes e os movimentos de deslocamento da ferramenta de acordo com o ciclo.

Ao executar a simulação você pode facilmente analisar os movimentos de deslocamento calculados da ferramenta. Também é possível combinar o torneamento convencional com o torneamento de canais, por exemplo, você usa uma ferramenta padronizada para o desbaste e a ferramenta especial para canais para remover o material residual, usinando por completo o contorno. O torneamento de canais tem a vantagem de evitar os passes sem usinar, reduzindo o número de ferramentas empregadas, e como consequência, obter tempos de troca mais curtos.

Comparação entre a simples abertura de canais e o torneamento de canais

No vídeo a seguir você assiste uma comparação entre uma simples abertura de canais e o torneamento de canais.

01-07-2013 | Autor: Nome