Tools

Siemens Industry SectorSiemens Industry Sector

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Ciclos de medição do SINUMERIK Operate

Ciclos de medição - Tempos de preparação reduzidos e melhor qualidade

Um procedimento comum durante a preparação de fresadoras CNC é o alinhamento paralelo da peça de trabalho aos eixos da máquina e a determinação do ponto zero pela aproximação por contato com uma ferramenta. Isso é um trabalho que leva algum tempo e que ainda pode ficar sujeito a erros que não levam em consideração a precisão da máquina.

Preparação em modo JOG – Medição para todos os casos

O apalpador calibrado entra em contato com a peça fixada enquanto usa uma estratégia de medição apropriada, coletando os valores medidos. O comando numérico é responsável pela aproximação até os pontos de medição e a avaliação dos valores medidos, calculando automaticamente a posição da peça de trabalho e o deslocamento (offset) desses valores. Se não houver mais nenhum alinhamento ou aproximação de contato, o sistema de coordenadas da peça de trabalho é ajustado automaticamente para o sistema de coordenadas da máquina. Isso significa que durante o movimento linear, como ir até a borda da peça no sentido X, a máquina percorre paralelamente a esta, mesmo se a peça estiver fixada em uma esquina da mesa.

Diferentes ciclos de medição podem ser usados de acordo com a geometria da peça de trabalho.

  • Medição de um ponto ou borda

  • Medição perpendicular ou medição de um canto (esquina) qualquer

  • Medição de bolsões ou furos

  • Medição de ilhas retangulares ou circulares

  • Alinhamento de planos ou superfícies

  • Calibração de apalpador


Medição em processo em modo AUTOMÁTICO

Para operações repetitivas de medição ou para controle dimensional das peças durante o processo de usinagem, ciclos de medição similares àqueles usados na preparação também podem ser programados no programa NC e usados quantas vezes for necessário. Com a medição automática é possível, por exemplo, corrigir uma ferramenta ou um deslocamento de ponto zero, ou ainda simplesmente armazenar os valores medidos em um relatório de medições. Na prática, frequentemente os ciclos de medição também são usados como meios de controle, como verificar se todos os parafusos de um dispositivo de fixação foram apertados. Cada posição de parafuso é aproximada e um programa verifica se a altura da cabeça do parafuso está dentro da tolerância. A usinagem é iniciada apenas quando o resultado de medição for positivo. Ciclos de medição – de uso diverso para tempos curtos de preparação da máquina e para garantia de qualidade.

Vídeo sobre os ciclos de medição automática

25-06-2013 | Autor: Nome