Materiais de alta tecnologia usinados com precisão

A atividade principal da Umetec é a produção de componentes de alta qualidade para sistemas de revestimento superficial, utilizando para isso modernos centros de usinagem. O SINUMERIK 828D CNC é ideal para executar os trabalhos de precisão.

Umetec Gerätebau GmbH, Alemanha

Umetec Gerätebau GmbH, com sede na Alemanha, estabeleceu-se como um fornecedor de peças individuais e conjuntos na tecnologia de alto vácuo. Um grande número de empresas da indústria de embalagens e da indústria médica, assim como da indústria aeroespacial, utilizam os produtos da empresa em sistemas de revestimento superficial. Um maquinário com comando numérico em perfeito funcionamento é indispensável para uma empresa atender seus pedidos a tempo com total confiabilidade.

Máquinas da Unitech como garantia de qualidade

A Umetec, especializada na produção de peças individuais e de lotes bem pequenos de componentes de médio porte, usina uma diversidade de materiais. De acordo com Mirko Kretzschmar, gerente de produção, os altos níveis de qualidade superficial exigidos nas superfícies de vedação são realmente um verdadeiro desafio aos centros de usinagem. Antes de adquirir a primeira máquina-ferramenta, o diretor geral Hans-Rolf Schwalfenberg realizou uma intensiva série de comparações: "Alto nível de confiabilidade, excelente qualidade e uma boa assistência técnica associados à melhor relação custo-benefício são fundamentais para nós. Em relação ao último item, fiquei impressionado com a máquina apresentada pela Unitech, uma Bridgeport GX 1600 com comando numérico SINUMERIK." Desde então a Umetec vem ampliando seu parque: um total de quatro fresadoras Bridgeport e um torno Hardinge GS adquiridos através da Unitech estão em uso. O centro de usinagem vertical Bridgeport GX 1000 de três eixos foi adquirido no final de 2010. Lutz Geppert, engenheiro de vendas, frisa o seguinte: "As guias lineares usadas no Bridgeport GX 1000 oferecem uma excelente estabilidade e precisão por um longo tempo. Consequentemente esta máquina alcança altos níveis de repetibilidade e precisão de posicionamento."

Flexibilidade graças à tecnologia uniforme de comando numérico

As propriedades de ambas as máquinas e do comando numérico usado são cruciais à capacidade de produção. Assim, a empresa optou pelo SINUMERIK 828D. Kretzschmar – gerente de produção – explana: "Como todas nossas máquinas-ferramentas são operadas com SINUMERIK, podemos escalar nossos funcionários de maneira bem flexível."

Com sua moderna tecnologia de processador e arquitetura de software, o SINUMERIK 828D proporciona uma precisão excepcionalmente alta, graças à precisão computacional NANO de 80 bit. Como resultado, é possível eliminar os erros de arredondamento no software e garantir o controle perfeito das trajetórias. O comando numérico é equipado com o pacote de tecnologia de fresamento SINUMERIK MDynamics, permitindo aproveitar completamente seu desempenho. Ele garante que os níveis relevantes exigidos de qualidade superficial e precisão sejam alcançados dentro do tempo mais curto possível de usinagem. A chave para isso é o novo controle inteligente de trajetórias, o Advanced Surface, que também inclui uma função Look-Ahead (controle antecipado) otimizada. Kretzschmar confirma: "Isso faz com que nós sempre obtenhamos a precisão que nosso cliente necessita." Equipado com a interface de usuário SINUMERIK Operate, a tela é similar à de um PC padrão. É por isso que Kretzschmar também está encantado com a facilidade de operação das máquinas.

Peças produzidas de maneira muito mais fácil

Como os especialistas da Umetec realizam 90% das programações fora das fresadoras, apenas uma pequena parcela dos vantajosos métodos de programação do SINUMERIK Operate é aproveitada. Todavia, no torno Hardinge GS 200/66 isso é um pouco diferente. Oa funcionários gostam de usar o Shopturn porque a programação gráfica de controle sequencial tem uma estruturação mais simples e é mais rápida de operar. E ainda há a possibilidade de alternar a programação para o novo programGUIDE em qualquer momento.

O gerente de produção ainda menciona os ciclos padrões de medição e de rotação (CYCLE800), que permitem a realização do setup sem esforço das peças tanto em modo de ajuste como em modo automático, especialmente útil em fresadoras. A função Animated Elements oferece um tipo diferente de suporte de entrada. Eric Ziltz – técnico especializado da Umetec - explana: "A operação de usinagem planejada recebe vida com os recursos gráficos assim que selecionamos a ferramenta." Kretzschmar adiciona: "Isso é muito útil para novos funcionários, pois dessa maneira eles podem realizar a programação intuitivamente."

A tecnologia de cinco eixos em foco

Para garantir o sucesso da Umetec Gerätebau GmbH, seu diretor geral, Sr. Schwalfenberg, acompanhou de perto o desenvolvimento nessa área. Ele explana: "Há uma tendência para instalações cada vez maiores e mais complexas. Como consequência disso, as peças individuais e os conjuntos que produzimos também serão cada vez mais complexos." Ele não vê isso como um problema, mas como um desafio: "Temos espaço para mais máquinas. Adquirimos um novo centro de fresamento de cinco eixos – naturalmente com o comando numérico da Siemens: SINUMERIK 840D sl.

10-04-2014 | Autor: Nome