Competições empolgantes com o SINUMERIK na WorldSkills Leipzig 2013

A última semana da WorldSkills estava para lá de emocionante: Mais de 1.000 participantes disputam o título de campeão em suas profissões.

Inclusive o prêmio foi concedido para quatro disciplinas de CNC. Os vencedores estão listados nas páginas indicadas a seguir.

Nossos parabéns a todos os vencedores! Os participantes que não receberam uma medalha também tiveram suas vantagens com todo o conhecimento adquirido e novas experiências vividas.

Entrevista com o supervisor do desenvolvimento de moldes para plástico

A competição de demonstração em desenvolvimento de moldes para plástico é realizada pela segunda vez agora na WorldSkills Leipzig 2013. Conseguimos fazer uma rápida entrevista com o supervisor Johann Keller.

CNC4you: Olá Sr. Keller. Pode-nos falar algo sobre si e sobre os trabalhos que já realizou e como chegou à WordSkills?

Johann Keller: Sou pensionista e trabalhei como engenheiro de controle de processo na Alemanha e no Exterior. Eu trabalho no SES (Senior Experts Service) e foi ali que tive meu primeiro contato com a WorldSkills. O SES é uma fundação que dá oportunidade para pensionistas passarem suas habilidades e conhecimentos para os mais jovens em projetos voluntários no país e no Exterior. A WordSkills procurava por um especialista na área de manufatura de moldes para plásticos com a intenção de organizar uma competição de conhecimentos em Leipzig. Isso despertou meu interesse e desde então estou ativamente envolvido.

CNC4you: Pode-nos apresentar algo sobre a atividade em que o Sr. é supervisor, os moldes para moldagem de plástico? Esta modalidade de competição é uma das mais recentes, não é?

Johann Keller:: No momento ainda se trata apenas de uma competição de demonstração. E ela não vai se tornar uma disciplina oficial da WorldSkills enquanto não for realizada em pelo menos três eventos. Nesta disciplina os competidores produzem um molde de injeção dentro de um tempo pré-estabelecido. Seu ponto de partida é um desenho da peça plástica acabada. Os participantes usam esse para projetar o molde de injeção e levam em consideração, por exemplo, a superfície de separação, os ejetores e até mesmo a contração do material processado. Os programas NC são gerados no sistema CAM e as peças do molde são fresadas em uma fresadora CNC. Depois disso, as superfícies são polidas e o molde é montado. Finalmente, os testes de injeção são realizados na máquina de injeção por molde. O júri avalia tanto o molde como as peças plásticas produzidas.

CNC4you: Quais máquinas devem ser usadas em Leipzig?

Johann Keller: Para o fresamento foram disponibilizados centros de usinagem MILLTAP 700 completos da DMG / MORI SEIKI. Eles vem equipados com comando numérico SINUMERIK 840D sl e interface de usuário SINUMERIK Operate. Para a moldagem por injeção foi usada uma máquina da Arburg.

CNC4you: Esta disciplina exige bastante conhecimento em uma área que não tem muito haver com a sua área de conhecimento, sistemas de controle de processo. Que tipo de suporte o Sr. recebe?

Johann Keller: Cada competição possui uma equipe completa para cuidar de sua organização. Planejo cada passo juntamente com um especialista indiano altamente qualificado e outros especialistas do mundo todo. Podemos notar quais são os países que mais se especializaram no assunto pelos países participantes como o Japão, Índia, China, Indonésia e Coreia.

CNC4you: O que você espera da WorldSkills Leipzig 2013 para a competição de demonstração?

Johann Keller: O único competidor europeu vem da Irlanda. Claro que eu gostaria de ver mais participantes europeus, participantes alemães em particular, e acredito que Leipzig seja um belo estímulo para a competição. Justamente na Alemanha, considerado o "centro da engenharia mecânica", deveria haver um número suficiente de participantes qualificados para essa tarefa. Talvez ainda seja possível encontrar um parceiro industrial alemão interessado na organização da disciplina de manufatura de moldes para plástico na SkillsGermany, como já ocorre nas disciplinas de fresamento e torneamento. Tal parceiro também poderia emplacar um campeonato alemão para essa disciplina. Naturalmente que também seria bem interessante se um competidor alemão disputasse o título em 2015.

CNC4you: Sr. Keller, muito obrigado por essa entrevista interessante e pelas explanações sobre essa nova disciplina. Desejamos ao Sr. e sua equipe uma competição emocionante em Leipzig e também, quem sabe, o contato de um ou mais parceiros interessados em competições futuras.

Herbert Mattes, instrutor e especialista em fresamento CNC

Herbert Mattes é instrutor na empresa CHIRON-WERKE GmbH & Co. KG em Tuttlingen, Alemanha. Desde o Campeonato mundial de 2007 em Japão ele tem sido o especialista para o setor de fresamento CNC na SkillsGermany. Juntamente com a CHIRON ele toma as decisões preliminares do fresamento CNC para a SkillsGermany e acompanha os competidores como um especialista. Em uma entrevista pudemos ter uma breve conversa sobre os participantes.

CNC4you: Olá Sr. Mattes, por favor, fale-nos algo sobre o Sr. e seu trabalho?

Herbert Mattes:: Trabalho há mais de 30 anos na Chiron e nos últimos 10 anos assumi a responsabilidade pela formação profissional.

CNC4you:: Como você chegou à SkillsGermany na qualidade de especialista em fresamento CNC?

Herbert Mattes:: Isso foi tudo muito rápido. Em junho de 2007 me perguntaram se teria interesse em ser um especialista na SkillGermany e depois de dizer sim já me vi no 39º campeonato mundial em Shizuoka/Japão em setembro com os primeiros participantes. Até então nem imaginara o que vinha pela frente. Em 2008 nós organizamos nas dependências Chiron a primeira pré-qualificação para a SkillsGermany e, em seguida, a grande competição na AMB (Exposição Internacional para Processamento de Metais) em Stuttgart. Desde então as competições da SkillsGermany têm sido realizadas regularmente. Em 2010 na EuroSkills realizada em Lisboa tivemos o melhor resultado como vencedor do campeonato europeu na disciplina de fresamento CNC.

CNC4you:: Quais são os requisitos que devem ser preenchidos pelos competidores? Além de operar a máquina, a programação com sistema CAM é um item adicional.

Herbert Mattes:: Antes de tudo, os competidores precisam ter um amplo conhecimento na interpretação de desenhos e na programação com sistemas CAM. O Mastercam é usado neste caso porque sua aplicação é global. Os competidores devem criar a melhor solução de programação no tempo mais curto possível. Como eles recebem apenas um desenho em papel, eles precisam ter muita habilidade em inserir (desenhar) o contorno no CAM. Os contornos são desenhados de forma bem complexa, o que exige bastante raciocínio. Principalmente no caso da classe de tolerância 7, com uma tolerância de até dois centésimos, é exigida uma programação bem adaptada. Nessa situação, os competidores precisam descrever o contorno de modo que este esteja bem no centro da tolerância, senão eles terão problemas na produção quando se a programação for feita exatamente na dimensão absoluta. Além disso, o bom conhecimento em ferramentas também é desejado. Os candidatos decidem qual ferramenta terá o melhor desempenho e executará a usinagem no menor tempo possível.

CNC4you:: As ferramentas são pré-estabelecidas ou os competidores fazem sua própria escolha?

Herbert Mattes:: Existe um grupo de ferramentas que eles devem considerar na escolha. Eles recebem uma sugestão de ferramentas com ferramentas padrão. No entanto, os candidatos selecionam suas próprias ferramentas e estratégias, pois não há nenhuma especificação quanto a isso. O objetivo é executar a usinagem o mais rápido possível.

CNC4you:: O Sr. como um especialista Skills experiente deve ter observado os candidatos em várias competições. Na sua opinião, quais são os pontos fortes dos competidores alemães?

Herbert Mattes: Os competidores da Europa Central, especialmente os da Suíça, Liechtenstein, Áustria e também da Alemanha, que vivenciaram uma formação profissional em sistema dual, não tiveram nenhuma dificuldade em enfrentar novas situações. Em outras palavras, se algo não sair como o esperado, eles rapidamente procuram uma nova solução e a implementam em seguida. Outros competidores, treinados em um sistema esquemático, reagem com uma agilidade pouco menor. O conhecimento técnico de todos os competidores está no mesmo nível.

CNC4you:: Por que uma empresa deveria investir tempo e dinheiro para a participação dos seus formandos? Diga-se de passagem, aqui tempo e custos são bastante consideráveis.

Herbert Mattes: A participação de empresas nas competições torna a formação profissional muito mais interessante e atrativa para potenciais formandos. Para os competidores é algo muito expressivo poder participar em campeonatos mundiais. Claro que isso traz enormes vantagens para os candidatos. Eles recebem o treinamento em sistemas que normalmente não aplicados com muita intensidade nos cursos, como o caso dos sistemas CAM, e eles também podem trabalhar em diversas máquinas. Em particular, os treinamentos direcionados em estratégias de fresamento e ferramentas com os fabricantes de ferramentas são de grande valor agregado. Somado a tudo isso, claro, também não podemos deixar de mencionar o encontro de competidores globais com o objetivo de competir e estabelecer contatos.

CNC4you:: Isto significa que tudo isso também é uma ótima base para toda a vida profissional. O Sr. também teve esta experiência com os competidores?

Herbert Mattes:: Para nossos dois competidores da Chiron posso afirmar que ao término de suas formações eles migraram imediatamente para a engenharia de aplicação e não estão mais na produção. Ambos executam seus trabalhos mundo afora e deram um salto em suas carreiras. O terceiro candidato, que é de outra empresa, iniciou seus estudos logo ao concluir sua formação e recebeu uma bolsa de estudos da empresa em que trabalha por causa de seu ótimo desempenho.

CNC4you:: Podemos concluir que os Skills são de fato um celeiro de talentos. Muito obrigado pela conversa bem instrutiva e interessante que tivemos.

Máquinas CNC da DMG / MORI SEIKI com SINUMERIK na WorldSkills Leipzig 2013

Pudemos ter uma conversa rápida com Jörg Harings, a pessoal responsável por toda administração de treinamentos da DMG / MORI SEIKI Academy, para saber sobre as máquinas usadas nas competições da WorldSkills em Leipzig. O Sr. Harings já participou em 2007 como especialista na disciplina de torneamento CNC e desde então, entre outros, vem organizando as competições de torneamento CNC na SkillsGermany e também é coordenador técnico dessa disciplina na WorldSkills em Leipzig.

CNC4you: Olá Sr. Harings, como viemos da empresa Siemens torna-se evidente perguntar por que as máquinas da competição são equipadas com comando numérico SINUMERIK.

Jörg Harings: Decidimos em favor do SINUMERIK 840D sl com SINUMERIK Operate porque nessa competição queremos apresentar nossas máquinas de alta qualidade com a tecnologia mais moderna encontrada. Além disso, a Siemens fornece um comando numérico universal com uma interface de operação idêntica para torneamento e fresamento. Isso é muito importante para nós.

CNC4you: Como um especialista nas competições e também como representante da DMG / MORI SEIKI, você adquiriu experiência com os competidores da Skills. Do seu ponto de vista, por que uma empresa deveria deixar seus formandos participarem de competições Skills e quais benefícios são obtidos com isso?

Jörg Harings:: Nós da DMG / MORI SEIKI, em particular nossos responsáveis pela formação profissional, percebemos que os competidores trazem muitos novos impulsos para a formação profissional. Os formandos lidam com questões difíceis por sua própria iniciativa e trabalham muito mais focados na prática, e a sede de conhecimento aumentou claramente. No geral, a qualidade dos formandos e da formação profissional melhorou muito. É claro, os competidores trazem uma série de experiências das competições para a empresa, e então todos se beneficiam com isso.

CNC4you: O Sr. também organiza o treinamento dos competidores na área de CNC no mundo todo. Com um número considerável de competidores, mais de 50, isso torna-se um verdadeiro desafio de logística.

Jörg Harings: Temos duas bases de treinamento: uma na Alemanha e outra em Singapura. Nessas bases os competidores podem familiarizar-se com as máquinas dois dias e meio antes do evento. Os instrutores estão à disposição no próprio local.

CNC4you: Agora o campeonato mundial está de volta ao seu país depois de um longo tempo. Como um observador experiente nas WorldSkills, quais são os pontos fortes e as chances dos competidores alemães?

Jörg Harings: Certamente, uma das vantagens é a aplicação do comando numérico da Siemens. Este é amplamente usado na Alemanha e os competidores alemães se saem muito bem com isso. Além disso, visto do ponto de vista da flexibilidade, a qualidade da formação profissional na Alemanha está à frente dos outros países. Isso significa que os competidores alemães têm uma clara vantagem na resolução de problemas de modo independente e orientado por ações.

CNC4you: Muito obrigado por esta entrevista e lhe desejamos sucesso na WorldSkills 2013.

27-09-2013 | Autor: Nome