Túneis

Uma estrada que passa por um túnel é quase comparável a uma estrada normal. A área da superfície é menor, a capacidade é limitada, não há luz do dia - e, em muitos casos, há pouca margem para manobra. Além disso, as condições ambientais para as soluções em túnel estão constantemente mudando. Os túneis estão cada vez mais longos, tanto o volume de tráfego comercial como individual estão aumentando a taxas acima da média. Junto a isso, os padrões de segurança estão sendo redefinidos em muitos países. A Siemens vem respondendo às estas exigências em mutação com a Iniciativa Túnel - a qual envolve não só a integração técnica, mas também a organizacional de todas as áreas do conhecimento.

Para atender a estes novos desafios, a Siemens oferece soluções para túnel a partir de uma fonte única. Dependendo dos requisitos do cliente, sistemas individuais como vigilância e controle de tráfego podem ser fornecidos, bem como as soluções integradas completas, incluindo distribuição de energia, luz, ventilação, monitoração de condição ambiental, detector de incêndio, chamada de emergência, rádio em túnel, vigilância por vídeo e centros de controle principal.

SITRAFFIC ITCC - O Centro de Controle de Túnel Modular

SITRAFFIC ITCC, o novo Centro de Controle de Túnel Internacional, é uma plataforma internacional competitiva com interfaces padrões. Ela ajuda a maximizar o valor adicional do local e a implementar normas locais com maior custo-benefício.

SITAFFIC ITCC reúne todas as informações, incluindo sistemas de orientação e controle de tráfego com iluminação, fornecimento de energia, alarme de incêndio, medição de emissões e sistema de dados de chamadas de emergência. Estes elementos formam a base para uma gestão de túnel baseada em estratégia e ocorrência, permitindo uma orientação de tráfego segura e fornecendo um auto nível de segurança global.

A ITCC é altamente padronizada: é baseada em tecnologia SCADA comprovada e utiliza o sistema operacional da Microsoft ou Linux. Suas estrutura modular pretende que o novo centro de controle de túnel possa ser expandido a qualquer hora, para qualquer direção. Portanto, ele retém seu valor por longo prazo, sem a necessidade de um superdimensionamento inicial caro. A SITRAFFIC ITCC possui um segundo servidor mantido no modo de "hot standby". Se o servidor ativo estiver com problemas, as operações são repassadas para o servidor auxiliar automaticamente. Este design redundante assegura disponibilidade máxima.

Controladores de Beira de Pista

A família SST4 de controladores de beira de pista é baseada no já existente TLS 2002, e vem pré-equipado para atender às exigências do Instituto Federal Alemão do Tráfego (BASt). O futuro padrão PC 104 comprovado, inúmeras interfaces de comunicação, e um desgin fácil-de-manutenção são fornecidos como equipamento padrão. O SST4 oferece muito espaço para a expansão de elementos, tais como GPRS, Ethernet, até 20 detectores de malha, modem FSK e USV.

O SST4-XS é uma versão "light" - perfeita para aplicativos simples, tais como ferramenta de coleta de dados, computador de comunicação Inselbus, sistema de aviso de velocidade, concentrador de entrada/saída e mais.

Ao usar quadros de instalação diferentes com componentes selecionados, fica fácil criar soluções para determinados projetos adaptadas às necessidades do cliente individual - se involve a instalação de componentes nos compartimentos existentes ou em estruturas WMS (Sinalde Mensagem Variável), diminuiu as estações detectoras com energia solar ou conexão de rádio sem licença.

Sensores

Os sensores tomam medidas importantes as quais fornecem dados sobre a qualidade do ar, luminosidade, volume de tráfego e visibilidade no túnel - informação essencial para um fluxo de tráfego tranquilo e seguro. A Siemens oferece uma ampla gama de sensores, os quais fornecem dados precisos e atualizados dos túneis.

 

 

  • Medição de monóxido de Carbono
    CO é medido usando um feixe infravermelho. Já que o CO bloqueia certos comprimentos de onda, isto permite determinar a concentração de CO.

  • Dióxido de Nitrogêncio (NO2)
    Mais e mais carros são equipados com catalisadores. Eles reduzem o conteúdo de CO do exaustor e, consequentemente, a importância da medição do dióxido de nitrogênio vem aumentando progressivamente.

  • Fumaça, gases (opacidade de luz)
    A visibilidade é medida junto com o CO.

  • Velocidade do vento
    A velocidade do ar é medida ao centro do túnel. O tempo de trânsido da propagação de pulsos ultrasônicos é usado para calcular a velocidade do vento. O valor resultante é uma média do valor transversal da velocidade do vento e, portanto, é indiferente à variações.

  • Brilho
    O brilho é medido a fim de controlar a iluminação baseada nas condições ambientais. As medições são feitas fora do túnel.

  • Detecção de Incêndio
    A tecnologia da detecção de incêndio térmica de fibra de vidro linear fornece a detecção precoce de incêndios, evitando alarmes falsos. Devido a seu processamento singular de sinal, o cabo do alarme de incêndio também fornece informação valiosa para controlar o alarme e os sistemas operacionais.

  • Detectores de Malha
    Os detectores de malha fornecem todos os dados estatísticos necessários. Eles classificam os veículos em classes (até 8+1). Todas as malhas são duplas - para determinar não somente o número e tipo de veículo, mas também sua velocidade e direção.

  • Detectores de Superfície (AGD)
    Os AGDs podem ser instalados no lugar dos detectores de malha para fornecer o mesmo tipo de dados. Devido à desenvolvimentos recentes, os AGDs são quase tão precisos quantos os detectores de malha e são consideravelmente mais rápidos de instalar.

  • Detector de Excesso de Altura (OHD)
    Os OHD ópticos funcionam como feixes infravermelhos, os quais são interrompidos pelo excesso de altura dos veículos. Os sensores são instalados sempre em pares para minimizar alarmes falsos. Cada unidade contém um transmissor e um receptor. As unidades são equipadas com lentes aquecidas. Elas são resistentes às intempéries e poeira. Elas detectam com segurança obstruções de até 100km/h. A distância máxima que estes detectores podem cobrir é de 100m.

  • Detecção Automática de Incidentes (AID)
    Câmeras são colocadas a cada 100m. Incidentes são detectados automaticamente, aliviando o operador do monitoramento contínuo. Uma vez que um incidente é detectado, soa um alarme e o operador é notificado. A saída da câmera é exibida em uma tela no centro de controle para avaliação visual do operador, que pode iniciar uma resposta adequada.


Atuadores

Os atuadores respondem às mudanças nas condições dentro do túnel - automatica ou manualmente. Por exemplo, a iluminação desempenha um papel importante no fluxo de tráfego (e, consequentemente, na segurança de motoristas, passageiros e cargas). A Siemens oferece iluminação inteligente, junto com uma ampla gama de atuadores para vários aplicativos:

 

 

  • Iluminação
    O nível de iluminação deve se adaptar à mudança de luz do ambiente na entrada do túnel, e não deve ofuscar motoristas dentro do túnel, nem permitir que a entrada se pareça com um buraco negro.

  • Ventilação
    O sistema de ventilação fornece ar fresco no túnel e compensa os gases de escape. A capacidade do sistema de ventilação deve ser capaz de fornecer ar suficiente quando os veículos estão parados no túnel. No caso de incêndio, o sistema de ventilação remove a fumaça e os gases venosos.

  • Sinais Variáveis de Mensagens, Sinais de Limite de Velocidade
    Os sinais variáveis de mensagem e limite de velocidade (VMS e SLS) usam LEDs para exibir informação de texto ou símbolos de trânsito. Os elementos LED são monitorados pela unidade de controle para evitar exibições interrompidas, ilegíveis ou contraditórias. Um bloqueio de hardware opcional também pode ser instalado.

  • Sinais de Controle de Faixa (LCS)
    Os LCSs usam LEDs para exibir sinais de faixa com setas. Os sinais são monitorados para evitar a existência de sinais inseguros. Um bloqueio de hardware opcional também pode ser instalado.

  • Semáforos
    Os LED de semáforos estão localizados em cada entrada de túnel. Eles são ativados automaticamente se um veículo com excesso de altura acionar o detector, ou se um outro tipo de incidente exigir uma resposta. Os semáforos podem ser operados manualmente, além de sua ativação automática.

  • Barreiras
    As barreiras são adições opcionais para se certificar de que nenhum outro veículo possa entrar no túnel. As barreiras podem ser hidráulicas ou elétricas.

  • Iluminação de Faixa
    As LEDs da iluminação de faixa são colocadas na superfície da estrada e podem ser usadas tanto para atribuição dinâmica de faixa como para marcação estática de acostamento.