Tools

Home BRHome BR

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Siemens fornecendo respostas para as mais difíceis questões energéticas.

Transformadores

A fábrica de transformadores da Siemens em Jundiaí passou por diversas ampliações desde a sua fundação. Em 2005, ao dobrar sua capacidade de produção, tornou-se a maior fábrica de transformadores da América Latina e uma das três maiores fábricas de transformadores da Siemens no mundo. Com a inauguração de uma nova fábrica de transformadores em Jundiaí em 2010, a Siemens se habilita a atender à crescente demanda do mercado por transformadores de médio porte.

A capacitação técnica colocou a unidade em posição privilegiada para atender a demanda dos novos investimentos na infraestrutura de geração e transmissão de energia no Brasil e, principalmente, em outros países. Jundiaí agora responde por aproximadamente 25% da produção nacional de transformadores, tem o mais completo portfólio atendendo as Américas e outros continentes, que podem ser encontrados em concessionárias de energia – Geração, Transmissão e Distribuição – indústrias de todos os portes, plataformas offshore de petróleo e centenas de outras aplicações.

Alta tensão

A expansão da fábrica de Jundiaí possibilitou aumentar o número de colaboradores na área de alta tensão da Siemens e prosseguir com a política de ampliação e fortalecimento do seu portfólio. Essa estratégia foi responsável no passado pelas aquisições da Lorenzetti, Trench e VA Tech, que possibilitaram uma signifi cativa expansão da linha de produtos de alta tensão que oferece disjuntores, seccionadores, para-raios e transformadores de instrumento, de 72,5kV a 800kV, além de reatores e buchas. A fábrica foi escolhida pela Siemens Alemanha como responsável pelo desenvolvimento do novo seccionador de 800kV, com abertura semipantográfi ca horizontal, para o mercado mundial. Com a nova expansão da fábrica, a unidade de produtos de alta tensão terá capacidade fabril anual superior a 1000 disjuntores e 3600 seccionadores. A Siemens é líder do mercado de produtos de alta tensão que, com alto índice de nacionalização, estão presentes em todos os segmentos, assegurando o suprimento confi ável de energia elétrica para o consumidor final.

Capacitores de alta tensão

Em 2009 foi inaugurada no site de Jundiaí, a única fábrica de capacitores de alta tensão da Siemens no mundo. Com 5000m² de área, sua capacidade produtiva chega a mais de 15 mil unidades/ano. Com a aquisição do simulador digital RTDS, está preparado para receber sistemas de controle para HVDC.

Soluções de alta tensão

No site de Jundiaí também está o departamento especializado em contratos na modalidade “Turn-Key” para subestações de alta tensão, atuando no mercado nacional e internacional, contando com mais de duas centenas de projetos, exclusivamente em alta tensão. Além de engenheiros e técnicos especializados em gerenciamento, projeto, construção e montagem de subestações em alta tensão, esses profi ssionais são aptos a oferecer soluções específi cas para cada cliente, em conjuntos com as mais avançadas técnicas de projeto e fabricação de equipamentos.

Turbinas Industriais

Com mais de 6000MW de potência instalada, a fábrica de turbinas industriais a vapor, em Jundiaí, ratifi ca a posição da Siemens como líder de mercado no segmento, fornecendo as maiores turbinas já fabricadas no país para grandes projetos industriais. Sua capacidade de produção atinge turbinas a vapor de até 100MW. A unidade é uma das seis fábricas de turbinas da Siemens no mundo e responde por 10% do volume mundial de vendas. Toda a tecnologia de produção está baseada em engenharia e processos nacionalizados por meio de um extenso programa de treinamento dos colaboradores junto às fábricas da Europa. No Brasil foi desenvolvido um tipo específi co de turbina para o mercado de cogeração industrial no segmento de biomassa, tendo em vista o grande potencial do mercado brasileiro de usinas de açúcar e álcool. Além disso, foi instalada em Jundiaí a balanceadora de alta rotação a vácuo para rotores de turbomáquinas. A Siemens é a primeira empresa da América do Sul a possuir esse tipo de equipamento.

Inversores de frequência de média tensão

A família de inversores de frequência de média tensão, a mais vendida do mundo, também é fabricada no Brasil e produz o equipamento Robicon Perfect Harmony®. A decisão de nacionalizar a produção é resultado da crescente demanda dos mercados latino-americano e brasileiro por equipamentos para modernização, ampliação e aumento de efi ciência energética dos setores industriais e plataformas de óleo e gás. Desenvolvido para aplicações de alta responsabilidade, o equipamento é utilizado para o controle de velocidade de motores elétricos de média tensão, garantindo economia de energia e fl exibilidade para os processos industriais. A instalação da unidade de produção está em sintonia com a estratégia global de investimentos da Siemens de ampliar a capacidade local de produção, o que fortalece a posição de liderança da empresa e reforça seu comprometimento e confi ança no país.

Smart Grid

A Unidade de Automação de Energia oferece soluções para automação, controle e proteção de todas as fases do processo com serviços de operação e manutenção, gerenciamento de energia, medição e consultoria, além de prestar serviço na planta do cliente. Em Jundiaí se encontra o maior grupo de engenharia especializado em automação de energia do Brasil, com as soluções mais modernas para automação de energia, incluindo sistemas de proteção, controle e telecomunicações. No site está localizado um dos mais modernos campos de provas do Brasil com capacidade de teste de até 140 painéis de forma simultânea. A planta conta ainda com um centro de reparos de relés de proteção e também laboratório de testes que permite agilizar o suporte técnico oferecido aos clientes pelo setor de pós-vendas, assim como um showroom para a demonstração de alguns produtos para os clientes que visitam a fábrica.

Média tensão

Em média tensão, Jundiaí é centro de excelência em sistemas e produtos para distribuição de energia, tendo dobrado a sua capacidade fabril nos últimos anos. No Brasil, a Siemens lidera o mercado em sistemas de média tensão, painéis e disjuntores, fornecendo produtos da mais alta qualidade e tecnologia há mais de 30 anos. É também a pioneira no uso da tecnologia de chaveamento a vácuo em seus produtos, principalmente na linha de disjuntores e cubículos isolados a ar. Seus produtos estão presentes em concessionárias de energia, indústrias de todos os portes e em muitas outras aplicações.

Service

A Service atua na transmissão e distribuição de energia e em todos os setores industriais, oferecendo soluções inovadoras adaptadas às necessidades dos nossos clientes. Além dos serviços em campo, há uma ofi cina de reparos no site Jundiaí, devidamente equipada para a execução de manutenções em disjuntores e seccionadores de alta tensão. Atualmente, a Service possui um portfólio completo, que abrange desde consultoria, estudos elétricos, projetos, comissionamento, retrofi ts, modernizações e ampliações de subestações, treinamentos, operação e manutenção de equipamentos, subestações e redes de transmissão.

Exportações

A partir de Jundiaí, são exportados transformadores brasileiros para diversos países do mundo. Além disso, 30% da produção de turbinas industriais a vapor é destinada à exportação. Em média tensão são exportados painéis e disjuntores, em um volume equivalente a 6% do total fabricado. Em alta tensão, cerca de 10% é destinado à exportação. As exportações de inversores de frequência de grande porte correspondem a 40% da produção local, destinados principalmente ao mercado da América Latina e aproximadamente 50% da produção de capacitores de alta tensão é exportado para diversos projetos de HVDC de todo o mundo.

Responsabilidade Empresarial

Em Jundiaí, vários programas visam a melhoria organizacional e a preservação do ambiente de trabalho. Na área de capacitação profissional, o projeto Dual, desenvolvido em parceria com o Senai, forma jovens, entre 19 e 23 anos, para trabalhar na área operacional da fábrica. O Projeto, com duração de 12 meses, oportuniza ao aprendiz dividir o seu tempo entre o treinamento do Senai e as atividades práticas nas fábricas. O site conquistou as normas ISO 14001 em 2004, e ISO 9001 e OHSAS 18001 em 2008, visando a certificação dos sistemas de gestão implementados. A criação de um Comitê Ambiental, formado por colaboradores, permite promover melhorias em questões ambientais.

Pesquisa e Desenvolvimento

O site de Jundiaí é considerado uma referência em produtos com tecnologia de ponta, desenvolvidos localmente e exportados para todo o mundo. A localidade conta hoje com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para as áreas de transformadores, painéis de média tensão e turbinas industriais. Um dos destaques em inovação foi a qualificação da fábrica de transformadores para trabalhar em conjunto com a Alemanha em projetos de produção local dos transformadores de alta tensão para transmissão em corrente contínua (HVDC). A unidade de alta tensão em Jundiaí concluiu a nacionalização do novo disjuntor de 550kV com acionamento à mola. Na área de geração de energia, as equipes da Siemens criaram uma turbina a vapor para uso em destilarias de açúcar e álcool e produtos auxiliares, como sistemas de controles, além de terem coordenado a nacionalização de várias peças sobressalentes.

25/02/2013 | Author: Name