Tools

Drive TechnologiesDrive Technologies

Site ExplorerSite Explorer
Close site explorer

Motores Especiais para Compressores

Compactos, Potentes, Refrigeração Eficiente

Descrição

Os motores de média tensão 1RA3 para turbo-compressores são atualmente os mais compactos para compressores de alta velocidade com altas potências de saída.

Esses acionamentos para turbo-compressores de dois pólos cobrem completamente a faixa de potências de 250 a 1200 kW, e foram projetados para o mercado mundial: estão integralmente de acordo com a norma IEC.

A forma construtiva extremamente compacta e a alta flexibilidade na configuração da entrada do ar de refrigeração são os maiores benefícios desses novos acionamentos para turbo-compressores em indústrias química, de processos de compressão e separação de ar.

Esses motores de média tensão realmente oferecem potencia compactada com dimensões reduzidas.

Tipo de refrigeração que garante alto desempenho

A forma construtiva compacta dos motores 1RA3 é conseguida através de uma técnica de refrigeração especial e eficiente, com a parte ativa da refrigeração simétrica, também conhecida como refrigeração em X.

Nesse novo princípio de refrigeração, entrada do ar externo é montada no topo. O ar refrigera as cabeças das bobinas e o núcleo do estator através das ranhuras radiais de ar. O ar é, então, descarregado lateralmente para a esquerda e para a direita.

A refrigeração em X é uma técnica realmente flexível – especialmente porque a entrada de ar pode ser variada. Por exemplo, a tomada de ar pode estar na parte dianteira, na parte traseira ou através de dutos no topo ou nas laterais.

E quais as vantagens desse tipo de refrigeração? As potências de saída são mais altas e os motores mais compactos.

Potência elevada. Praticamente livre de vibrações.

Os motores com rotações elevadas geralmente possuem problemas de vibração. Entretanto, isso não é relevante para os motores 1RA3: eles operam praticamente livre de vibrações.

Por quê? Porque eles são especialmente robustos e têm uma carcaça rígida que foi projetada e desenvolvida utilizando técnicas de simulação computacionais no estado-da-arte: os cálculos foram feitos usando o Método dos Elementos Finitos (MEF).

Essa também é razão pela qual eles operam de maneira suave e têm uma vida útil elevada, uma vez que os mancais são ventilados apropriadamente. Os mancais dos motores 1RA3 nunca se aquecem e, mesmo a plena carga, a refrigeração em X garante temperaturas baixas.

E isso resulta em uma confiabilidade extremamente elevada.

Dados Técnicos

 


Altura de Eixo em mm

Potências em kW em 6 kV / 50 Hz

315

250

335

450

355

530

610

710

400

820

950

1120

 


Dimensões em mm

H     

HD

AE

L

A

B

315

1080

1155

1585

560

1060

355

1230

1235

1725

630

1120

400

1400

1325

1855

710

1250

Faixa de Potências

250 kW a 1200 kW

Carcaças

alturas de eixo (mm): 315, 355 e 400

Tensões Nominais

2 - 6,6 kV

Freqüências 

50 Hz, 60 Hz

Número de Pólos

2

Grau de Proteção

Ip 23

Tipo de Refrigeração

Text

Formas Construtivas IM B3, IM B5, IM B35

IC 01

Rotor 

Rotor de alumínio fundido ou de cobre (opcional)

Mancais

Mancais de Rolos (mancias de bucha opcionais)

Enrolamentos do Estator

Isolação MICALASTIC-VPI

Terminais

Caixa de terminais à prova de curto-circuito