SIMOCODE pro V

O sistema de gerenciamento do motor variável e avançado. Ele oferece um escopo funcional ainda maior e, além disso, pode ser expandido por exatamente as funções que você precisa em sua partida de motor. Possui funções de comando ainda mais abrangentes e ainda permite a medição de tensão e suas respectivas variáveis de medição. Até cinco módulos de expansão opcionais podem ser conectados, incluindo um módulo de segurança à prova de falhas. Possui interface PROFIBUS ou PROFINET integrada. Todas as unidades básicas pro V possuem quatro entradas digitais e três saídas a relé e estão disponíveis em duas opções de tensão de alimentação, 24 V CC ou 110-240 V CA/CC.

Módulos de medição de corrente e tensão

O SIMOCODE pro monitora motores com correntes nominais de até 820 A. Portanto, diferentes módulos de medição de corrente estão disponíveis. Para o SIMOCODE pro V, ao invés de módulos de medição de corrente, você também pode usar módulos de medição de corrente/tensão. Isso permite não só medir a corrente do motor, mas também tensões de até 690 V e monitorar outras medidas relacionadas à energia, como por exemplo cos phi e fator de potencia.

Painel de operação

O painel de operação (IHM) é usado para controlar a partida do motor. Ele pode ser instalado na porta do painel e possui grau de proteção IP54. Assim, o SIMOCODE pro ou a partida podem ser operados diretamente do painel de comando. A interface do sistema integrado no painel de operação na parte frontal permite a atribuição de parâmetros via PC/PG e diagnósticos diretamente na porta do painel. A ligação de um plugue de endereçamento ou módulo de memória permite a transmissão rápida de endereços PROFIBUS ou mesmo a parametrização completa da sua partida. Para ser capaz de ler a medição de valores, dados de operação e de diagnóstico de forma rápida e fácil no quadro de comando, para o SIMOCODE pro V está disponível adicionalmente um painel de operação com display e menus de navegação em 8 idiomas diferentes. Além disso, o painel de operação oferece a possibilidade de ler a memória de falhas interna do dispositivo. Parâmetros como funções ou sinais de status para botões e LEDs podem ser configurados individualmente. Além disso, alguns parâmetros tais como corrente nominal do motor, valores limite, e etc, podem ser definidos diretamente via painel de operação com display quando utilizado o SIMOCODE pro V em PROFINET.

Módulos de expansão

Módulo digital

Aumente o tipo e número de entradas digitais e de saídas a relé do SIMOCODE pro V utilizando módulos digitais. Isso permite:

  • Processamento de sinais e implementação de funções adicionais

  • Reajuste de entradas digitais alimentadas externamente (24 V CC ou 110-240 V CA/CC)

  • Adicionar saídas a relé biestáveis (estado de comutação das saídas à relé é mantido estável mesmo se a tensão de alimentação falhar)


Módulo de fuga à terra

Com o nosso módulo de fuga à terra - além da função de supervisão de fuga à terra integrada na unidade básica - o monitoramento de falha de aterramento externo será ainda mais preciso com o uso de um transformador de corrente residual 3UL23, com range parametrizável de 30mA ... 40A.


Módulo de temperatura

Adicionalmente à proteção do motor por termistor, você pode facilmente integrar até três sensores de temperatura analógicos (por exemplo, Pt100, Pt1000, KTY, NTC) em seu processo, utilizando o módulo de temperatura. Isto permite o monitoramento mais fácil de rolamento, óleo de engrenagem e temperatura do líquido de arrefecimento, por exemplo.


Módulo analógico

É possível também expandir o sistema de gerenciamento de motores SIMOCODE pro V com entradas e saídas analógicas (0/4...20 mA), utilizando o módulo analógico para SIMOCODE pro V. Isso facilita muito o monitoramento do processo, como níveis de enchimento, taxas de fluxo de funcionamento a seco ou a contaminação do filtro.


Módulos digitais de segurança

Proteja sua instalação, funcionários, máquinas e meio ambiente com a desconexão segura de motores.
Na automação de processos, o uso de tecnologia de segurança está se tornando cada vez mais importante. A combinação da unidade básica Simocode Pro V com um módulo digital de segurança une as vantagens de um sistema de gerenciamento de motores modular e flexível e a tecnologia de segurança, integrando-os em um único sistema.Com isso, as exigências das normas de segurança IEC 61508/62061 e ISO 13849-1 para segurança funcional até SIL 3 ou PL e, respectivamente, serão cumpridas. Além disso, os custos com hardware e instalação de cabos são reduzidos e saídas ou dispositivos periféricos podem ser dispensados.


  • Módulo digital de segurança DM-F PROFIsafe
    Os módulos digitais à prova de falhas DM-F PROFIsafe são especialmente indicados para aplicações em que o sinal de desligamento do motor é gerado à partir de um controlador de segurança (F-CPU) remoto e transmitido via PROFIBUS/PROFIsafe ou PROFINET/PROFIsafe até o módulo DM-F do Simocode. As configurações de segurança são realizadas no conhecido ambiente de engenharia Step 7 (com F-Systems e Distributed Safety).


  • Módulo digital de segurança DM-F Local
    O desligamento seguro do motor também é possível sem uma rede PROFIBUS, com o módulo DM-F Local. Pode ser utilizado para aplicações que exigem uma deconexão segura localmente (por exemplo, parada de emergência), ou uma desconexão segura através de uma saída de um hardware fail safe (por exemplo, um sinal fail-safe de um controlador).
    As funções de segurança necessárias podem ser configuradas no modulo através de software e dip switches.


  • Benefícios com SIMOCODE pro Safety:    

    Solução de sistema totalmente integrado:
    - Manobra operacional e desconexão segura de motores perfeitamente integrados em seu sistema de controle de motor, sem esforço adicional e sem fiação
    - Funções de comando do contator já estão integradas nos módulos
    - Parâmetros de segurança podem ser definidos individualmente e de forma flexível
      
    Informação completa:
    - Transmissão de significativas informações de diagnóstico para o controlador
    - Rastreamento de falhas
    - Dados estatísticos
     
    Funcionalidade garantida:
    - Todas as funções de proteção e controle são independentemente executadas para que a funcionalidade completa possa ser mantida - mesmo se o sistema de rede ou de automação falhar