Como dominar as novas tecnologias de usinagem utilizando um PC

Empresas de vanguarda buscam soluções inovadoras e tecnologia de ponta para se manterem competitivas e conquistarem novos mercados. Contudo, neste processo, ganha cada vez mais importância a necessidade de obter mão de obra qualificada para operar todas essas atualizações. Neste cenário, para atender à crescente necessidade de treinamento e qualificação de equipes de programadores CNC, a Siemens lançou o Sinutrain, um software de treinamento de programação que é também uma ferramenta para auxiliar o aprendizado na operação da máquina CNC.

O software simula, em uma plataforma PC (Windows XP), os CNCs Siemens das famílias Sinumerik 802D / 810D / 840Di e 840D. Escolas técnicas, universidades, centros de treinamento industrial e, principalmente, empresas usuárias de máquinas-ferramenta CNC são os públicos preferenciais para o uso do Sinutrain. Em rede, o Sinutrain possibilita ao professor visualizar em tempo real os trabalhos realizados pelos alunos, intervir sempre que necessário, detectar problemas na programação e mensurar o processo de aprendizado. Além disso, é possível a transferência de programas entre os computadores ou ainda para uma máquina CNC conectada na rede.

O Sinutrain inclui documentação destinada aos iniciantes e aos especialistas em programação NC DIN 66025. O software possibilita, inclusive, o uso de comandos de programação de alto nível e gerenciamento de ferramentas característicos dos CNCs Siemens. O Sinutrain também simula os softwares ShopMill, ShopTurn e ManualTurn, específicos para ferramentarias. Existe ainda a opção de simulação de máquinas especiais.

As versões disponíveis no mercado do Sinutrain são:
- Licença individual
- Licença de Sala de Aula – Pacote com 16 licenças individuais
- Licença 60 horas – Expira após 60 horas de uso

No site www.siemens.com/cnc4you está disponível para download a versão Demo do Sinutrain. Essa versão expira 14 dias após a instalação.