Tecnologia integrada

Versatilidade para cada tarefa de automação

Funções de tecnologia integradas de contadores rápidos, saídas de trem de pulso e PWM, controladores PID e controle de movimento, entre outros, tornam o SIMATIC S7-1200 um controlador versátil, perfeitamente adequado para tarefas de automação.


Controle PID

O SIMATIC S7-1200 possuí controladores PID compactos e integrados para controle específico de múltiplas tarefas:

O controle PID é implementado universalmente no controle de atuadores com sinais de atuação modulados por largura de pulso ou contínuos e no controle de temperatura para aquecimento e arrefecimento ativo de um processo, por exemplo.

Os controladores são configurados através de blocos tecnológicos da ferramenta de programação SIMATIC STEP 7 Basic, que oferecem configurações bem estruturadas, auto ajuste e fácil comissionamento através do modo auto tunning.

Todos os controladores possuem alto ajuste para determinação automática dos parâmetros do controlador. O recurso de auto-ajuste pode ser monitorado a qualquer momento através de gráficos de tendência integrados no controlador.

Os controladores PID são idênticos para os modelos S7-1200 e S7-1500, portanto, permitem interoperabilidade, pode-se usar o mesmo bloco do S7-1200 no S7-1500 economizando tempo de comissionamento e completa reutilização de know-how.

Tecnologia: AT 1 - Comissionamento PID

O Comissionamento rápido e eficiente do controlador PID integrado ao SIMATIC S7-1200 é vantajoso para os desenvolvedores. Gera economia de tempo pois não é necessário programar o algoritmo de controle e encontrar parâmetros do controlador de forma manual. A utilização do PID com os controladores SIMATICS é rápida, eficiente e totalmente integrada.

Tecnologia: AT 2 - Aplicação e visualização do PID

A habilidade de programar e visualizar um ciclo de PID é uma grande vantagem para a engenharia uma vez que permite o acompanhamento do processo.


Funções de controle de movimento

O SIMATIC S7-1200 oferece a funcionalidade de posicionamento para eixos controlados e de posição controlada. Isso permite que motores de passo, inversores de frequência ou servo-motores sejam operados no S7-1200 através das interfaces de pulso integradas, saídas analógicas ou PROFINET / PROFIBUS. Codificadores de posição incrementais podem ser lidos através dos contadores de alta velocidade integrados.

As demais funções são movimentos absolutos e relativos, referenciamento e modo de movimento como perfis de curso para motores de passo.  Todas as funções podem ser facilmente mapeadas de acordo com os blocos de função de Controle de Movimento existentes no SIMATIC STEP 7 Basic.

SIMATIC S7-1200: AT 7 - Comissionamento de Movimento Simples

O Comissionamento de Movimento Simples é uma grande vantagem para o desenvolvedor; É possível configurar o perfil de movimento de modo rápido e eficiente.


Entradas e saídas de alta velocidade

O SIMATIC S7-1200 dispõe de contadores de alta velocidade para frequências de até 1 MHz Isto permite a conexão de codificadores incrementais, a rápida detecção de eventos de processos ou medição de frequências.

As saídas de alta velocidade podem funcionar como saídas de frequência (PTO – Saída de Trêm de Pulso), por exemplo, para controlar motores de passos, ou como saídas moduladas de largura de pulso (PWM).

Com a saída do Motor de Linha de 5V adicional, o novo SIMATIC S7-1217C dispõe mais possibilidades de conexão de motores.


TRACE

Todas as CPUs suportam a funcionalidade TRACE. Programas de usuários e aplicações de movimento podem ser diagnosticadas precisamente e os motores podem ser otimizados.