ET 200S: Bit-Modular e Multifuncional

SIMATIC ET200S é a estação de I/O distribuído que garante economia com alta flexibilidade. A instalação não poderia ser mais simples, o seu design bit-modular permite que a estação tenha uma característica multifuncional - uma grande diversidade de tipos de sinais pode ser trabalhada com um baixo número de pontos.


Benefícios

- Economia de até 80% com custos de cabeamento.
- Economia de até 50% de espaço para a instalação, graças ao design compacto.
- Tenha alta disponibilidade do sistema - módulos defeituosos podem ser substituídos "a quente" (hot swapping) sem que se mexa na fiação.
- Com seu design bit-modular pontos de I/O não são desperdiçados: até 64 módulos podem ser conectados por estação.
- Flexibilidade - grande diversidade de módulos.
- Sua montagem simples garante rapidez na instalação.

Veja como a montagem é simples, clique no link ao lado. Filme: montagem ET 200S.

Composição do Sistema

Montada sobre um trilho DIN padrão, a estação de I/O ET 200S oferece um grande espectro de módulos em grau de proteção IP20. Uma estação de I/O ET200S é composta pelas seguintes partes:

Módulo de interface IM
Responsável pela interface dos módulos eletrônicos com a rede, disponível nas versões Standard ou CPU, com interface Profibus-DP RS485 ou Fibra Óptica.

A versão CPU traz embutida um poderoso processador S7-300, com ele pode ser implementado o conceito de inteligência distribuída (pré-processamento local), o que permite "desafogar" o CLP mestre, dar uma rápida resposta a parte do processo e aumentar da disponibilidade graças à independência da estação I/O em relação a rede de comunicação.

Módulo de potência PM
O Módulo de Potencia é a porta de entrada para a alimentação dos módulos eletrônicos (EM), módulos de interface (IM) e para o barramento interno dos módulos terminais, através do mesmo é possível diagnosticar uma falta de alimentação dos módulos e até mesmo, dependendo do modelo, queima de seu fusível interno de proteção.

Módulo eletrônico EM
Os Módulos Eletrônicos são os módulos funcionais da estação de I/O, divididos como segue:

- Módulos de I/O: digitais ou analógicos.
- Módulos de função: módulo contador, módulo de saída de pulso rápido, módulo de posicionamento, módulo de controle de motor de passo, módulo de comunicação serial (ASKII, 3964R, Modbus), etc...
- Módulo contator para partida de motor: direta, com reversão, etc...

Módulo Terminal TM-E e TM-P
Os módulos eletrônicos da estação ET200S são acomodados nos módulos terminais, nestes módulos toda fiação de campo é fixada. Um sistema de barramento interno pode ser montado com a conexão de módulos terminais para levar tensão auxiliar a alguns transdutores ou módulos relê, dispensando assim o uso de borneiras convencionais.

Programação

Quando utilizada com os controladores da linha SIMATIC a estação de I/O ET 200S pode ser configurada através do software STEP7, porem por ser um elemento da rede Profibus-DP, um padrão aberto, através da instalação de seu respectivo arquivo GSD a estação ET200 pode ser configurada em softwares de qualquer fabricante, desde que o mesmo possua uma interface de configuração Profibus-DP.