ET 200M: Modular com alta densidade de pontos de I/O

SIMATIC ET 200M é a estação de I/O modular para montagem em painel destinada a aplicações que exijam alta densidade de pontos. Os módulos de I/O, módulos de comunicação e módulos de função do CLP SIMATIC S7-300 são utilizados para formar o sistema.

Composição do sistema

A estação de I/O ET 200M utiliza o mesmo trilho DIN padrão do CLP SIMATIC S7-300 para ser montada, um trilho especial pode ser utilizado em conjunto com um Módulo Bus Ativo para tornar a estação de I/O compatível com a tecnologia de "troca a quente" (Hot Swap).

A conexão da estação de I/O com a rede Profibus-DP é feita através do Módulo de Interface (IM) com interface para fibra optca ou RS485. Para instalações que necessitem apresentar alta disponibilidade, um módulo de Interface redundante pode ser utilizado para garantir o funcionamento ininterrupto da instalação.
O uso dos módulos de expansão do CLP SIMATIC S7-300 na estação de I/O ET 200M traz inúmeros benefícios para o sistema:

- Módulos eletrônicos das mais diversas variedades: módulos de I/O digitais e analógicos, módulos p/ posicionamento, módulos p/ controle de motor de passo, módulos contadores, etc...
- Possibilidade de trabalhar com I/Os analógicos Ex - desenhados especialmente para o uso em controle de processos.

- Módulos para aplicações de Falha-segura (Fail-Safe), prontos para trabalhar com o padrão de comunicação PROFIsafe.

- Módulos resistentes a condensação para as temperaturas de -25 a +60º C.

- Redução do número de peças em estoque para reposição quando utilizado com o CLP S7-300.


Programação

Quando utilizada com os controladores da linha SIMATIC a estação de I/O ET200 pode ser configurada através do software STEP7, porem por ser um elemento da rede Profibus-DP, um padrão aberto, através da instalação de seu arquivo GSD a estação ET200 pode ser configurada em softwares de qualquer fabricante, desde que o mesmo possua uma interface de configuração Profibus-DP.