SIMATIC WinCC - Funcionalidade básica

Gerenciamento Integrado de Usuário
Com o User Adminsitrator do WinCC, você designa e controla direitos de acessos de usuários para configuração e runtime. Como administrador, você pode configurar a qualquer momento – incluindo em tempo de execução – até 128 grupos de usuários, cada um contendo até 128 usuários individuais e designar a eles direitos apropriados de acesso às funções do WinCC. Permite um total de 999 direitos de acesso.
A partir do WinCC v7, o aplicativo SIMATIC Logon passa a ser fornecido como parte da licença básica do WinCC. A administração de usuário com o SIMATIC Logon é integrada ao sistema de segurança e gerenciamento de usuário do Windows e atende aos requisitos de segurança aprimorados de acordo com regulamentações do FDA.
SIMATIC Logon engloba vários mecanismos de segurança e oferece um gerenciamento de usuário único para toda a planta.

SIMATIC Logon Service no sistema WinCC

Interface de Usuário
Usando os padrões WinCC, é possível criar interfaces de usuário com configuração personalizada para qualquer aplicação – para um controle seguro do processo e otimização de toda a sua produção:

- Abrangente grupo de objetos padrão configuráveis:
-- Botões, Caixas de Marcação e Seleção e Deslizadores;
-- Objetos gráficos  (Formatos Vector e Bitmap);
-- Objetos de tubo (qualquer caminho pode ser mostrado);
-- Janelas de imagem e aplicação;
-- Objetos OLE, Controles ActiveX (ex: alarme, tendência, controles de tabela);
-- Controle de mídia (GIFs animados,  AVIs, suporte de .NET e XAML);
-- Campos de entrada e saída, listas de texto;
-- Barras 2D e 3D, exibições de grupo e status;
-- Objetos centrais cambiáveis (faceplates);

- Troca de Idioma Online em projetos criados para vários idiomas alvo, é possível trocar entre os idiomas em tempo de execução;

- Menus e barras de ferramentasElementos do Windows como menus e barras de ferramentas podem ser integrados na interface de usuário WinCC. Esses novos elementos de interface de usuário podem ser utilizados em telas e janelas, podem ser configurados como “fixos” ou móveis e podem ser operados da mesma forma que no Windows.

- Aplicando as configurações do Windows no aplicativo Runtime: Com relação a sua exibição, todos os controles WinCC e objetos Windows (botões, barras de rolagem) dentro do WinCC podem ser alterados pelos ajustes do Windows. Ao fazer isso, uma paleta central de cor pode ser designada para ajustes centralizado de design, os quais podem ser individualmente personalizados posteriormente. Especialmente os efeitos estilo Vista de destaque, vidro, sombras e transparência oferecem muitas possibilidades. Isso permite que um aspecto específico de um projeto seja criado a partir da interface de usuário.


Funções de Zoom
WinCC torna possível representar tamanhos de tela de até 10.000 x 10.000 pixels usando funções inteligentes de zoom. A visualização de uma tela de processo em tempo de execução pode ser ampliada ou reduzida usando o scroll do mouse. Quando a imagem receber um fator de zoom, o mouse pode ser usado para fazer o deslocamento da imagem (pan). Após clicar no scroll do mouse, uma bússola de navegação aparece na tela. Mova o cursor do mouse para rolar a imagem na direção correspondente. Usando as camadas de função de separação (layers), os objetos contidos nela podem ser exibidos e escondidos, dependendo do fator de zoom.


Sistema de Mensagem
SIMATIC WinCC não apenas coleta mensagens de processo e eventos locais, mas também armazena em arquivos circulares e disponibiliza essas informações conforme desejado, de forma filtrada ou organizada. As mensagens podem ser derivadas de bits individuais, podem ser o resultado de uma mensagem de alarme diretamente do sistema de automação ou de alarmes analógicos no caso de condições fora de limite. Procedimentos individuais, uma estrutura de mensagem livremente definível e arquivamento configurável bem como registro de mensagens são recursos adicionais.No controle de alarme do WinCC (AlarmControl), a exibição das mensagens pode ser individualmente personalizada. Extensas opções de seleção, ex: assegurar uma ótima visualização através de matriz de filtro específica de um usuário. A exibição de mensagens já retiradas do sistema também é possível. Apertando um botão, as mensagens exibidas podem ser exportadas ou impressas na forma de relatório. Pode-se implementar funções específicas de sistema através da personalização da barra de ferramentas do controle de alarmes.

Exibição de mensagens via WinCC AlarmControl

Uma lista com as mensagens e alarmes mais freqüentes (Hit List) indica os tempos totais e médios da duração das mensagens e, de forma similar, o tempo total e médio do reconhecimento das mesmas pelo usuário.

Exibição da estatística das mensagens mais freqüentes (Hit List)

Com a função Alarm Hiding, o operador suprime as mensagens pouco importantes na tela, as quais continuam serem arquivadas em segundo plano. Essa “Lista Oculta” pode ser vista a qualquer momento e alarmes individuais ou todos os alarmes podem ser exibidos novamente.

Sistema de arquivamento
Valores históricos ou progressões de valores são armazenados em arquivos de processo. Além de valores de processo, o WinCC também arquiva mensagens e dados da aplicação. O arquivamento ocorre em arquivos circulares no banco de dados integrado e de alta performance MS SQL Server a uma taxa de até 10.000 valores de processo e 100 mensagens por segundo. Os requisitos de capacidade de armazenamento são muito baixos devido a poderosas funções de compressão de dados sem perda de informação. Uma licença básica de WinCC já permite que até 512 Archive Tags (tags históricas) sejam configuradas, sendo possível ampliar a licença para até 120.000 tags por servidor WinCC através de Powerpacks. Pode-se configurar um arquivamento central dos dados históricos de vários servidores WinCC, opcionalmente redundante, através do uso do opcional WinCC/CAS (Central Archive Server).
No controle de tendência (Online Trend Contol), os valores correntes (curvas de tendência online), valores históricos de processo e curvas de tendência com um valor desejado podem ser exibidas na mesma tela ao mesmo tempo. Pode-se também exibir mensagens já retiradas do sistema (swapped out). É possível fazer um escalonamento personalizado do eixo de tempo e da faixa de valor (ex: escalonamento em porcentagem). Os eixos de tempo e valor das curvas de tendência individuais podem ser movidos online através do movimento do mouse.
Essa função, por exemplo, pode ser usada para comparações de lotes e/ou bateladas.

Controle de Tendência Online

Apenas apertando um botão, as funções de estatísticas integradas calculam o desvio mínimo, máximo, médio e padrão, bem como o cálculo de integral das variáveis apresentadas. Pode-se também exibir as curvas de tendência em escala logarítma. Pode-se exportar os valores de processo selecionados (destacados) no gráfico para um arquivo CSV ou impressos como um relatório apertando apenas um botão do controle de tendência. Pode-se implementar funções específicas de sistema através da personalização da barra de ferramentas do controle de tendência.

Exibição de Controle de Tendência Online com funções estatísticas

Sistema de Relatório e de Registro
WinCC possui um sistema de registro integrado que pode ser usado para imprimir dados do WinCC ou de outros aplicativos. Esse sistema imprime dados que foram adquiridos em execução em layouts configuráveis por meios de diferentes tipos de registros: desde registros de seqüência de mensagem passando por registros de mensagem de sistema até relatórios de usuário. Antes de imprimir relatórios, você pode salvá-los como arquivos e fazer a visualização prévia no monitor. Os registros WinCC também podem conter dados do banco de dados e dados externos no formato CSV como uma tabela ou uma curva em um registro.

Funções para sistemas de controle de processo (Basic Process Control)
A licença básica do WinCC contém expansões funcionais que tornam uma estação WinCC pronta para tarefas de controle de processo com o menor esforço de engenharia. O recurso Basic Process Control oferece objetos adicionais e ferramentas configuráveis (ex: Picture Tree Manager) para permitir a fácil implementação de requisitos de instrumentação e controle.
- Agrupamento de telas
- Divisão de telas
- Hierarquia de telas
- Monitoração do tipo lifebeating
- Controle de dispositivos de sinalização externos
- Sincronização de tempo via PROFIBUS ou Ethernet.