SIMATIC WinCC - Escalabilidade

Arquitetura Servidor-Cliente
Visualização baseada em PC próximo das máquinas ou em plantas menores é tarefa típica para o WinCC flexible. Para atender a crescentes exigências com relação à funcionalidade e quantidades, você pode empregar um sistema WinCC Single-User (ou stand-alone) para apenas um usuário com um número correspondente de variáveis de sistema (Power Tags).Para efetuar tarefas ainda mais ambiciosas você pode construir um sistema Servidor/Cliente poderoso empregando o opcional WinCC/Server. Esse opcional permite configurar estações coordenadas de operação (sistema multi-usuário) a partir de sistemas single-user a qualquer momento.

Configuração Servidor-Cliente Simples

Dessa maneira, você pode implementar um total de até 12 servidores WinCC e 32 clientes WinCC por servidor em uma configuração de planta contígua. Isso permite que toda a aplicação seja distribuída por vários servidores, de acordo com a estrutura de planta física (ex: oficina BIW, oficina de pintura etc.) ou em uma base funcional (ex: servidor de alarme, servidor de arquivo etc.).

Arquivamento Central de Dados Históricos
Gerenciamento central de dados, mecanismos de backup central e arquivamento confiável e de alta performance, formam a base de uma solução de servidor de arquivos históricos para integração do mundo SCADA, interfaces de dados para acesso a dados arquivados e funções de análise são as partes componentes.O opcional CAS (Central Archive Server) foi projetado para esse propósito e é usada para exportar os dados arquivados de todos os servidores do sistema para um computador central e gerenciá-lo. Integração de CAS no mundo WinCC significa que os dados permanecem disponíveis para os clientes WinCC bem como para as interfaces padrão WinCC.

Servidor Central de Arquivos históricos com bancos de dados remotos e servidores OPC

Servidores Redundantes
A opção de WinCC/Redundancy oferece ao usuário a oportunidade de operar dois servidores WinCC conectados em paralelo, para um monitorar o outro. No caso de falha de um dos servidores, o segundo servidor assume controle de todo o sistema. Quando o servidor falho continua a operação, o conteúdo de todas as mensagens e arquivos de valor de processo são copiados de volta para o servidor restaurado. A troca automática para o parceiro redundante dentro da estrutura de WinCC/Redundancy não só é feita no caso de falha de servidor, mas também no caso de falha de comunicação de processo.

Soluções para Web Clients
O Navegador WinCC/Web torna a monitoração e até operação de uma planta possível a partir da Internet ou Intranet. O Navegador Web consiste em uma combinação de Servidor de Navegador Web e Cliente Navegador Web.O servidor web pode ser uma estação WinCC de usuário único ou qualquer estação em uma configuração WinCC Cliente/Servidor.

Configuração de Web Clients

Um servidor WebNavigator – dependendo de sua licença – pode fornecer até 50 clientes com telas de processo, mensagens e dados atuais do processo.

Soluções para Thin Clients
Com SIMATIC WinCC você pode implementar configurações de Servidor-Cliente em que PCs com Windows comuns, terminais robustos baseados em Windows CE  (ex:  CLIENTES SIMATIC THIN) ou dispositivos móveis de mão possam ser empregados como estações de operação. WinCC usa uma inovadora estratégia de Cliente Thin que combina as vantagens de tecnologias de servidor terminal e Web. As soluções desse tipo exigem o mínimo de hardware, já que o aplicativo roda no servidor terminal. Até 25 clientes Thin podem ser conectados a um servidor terminal. Nesse caso, os clientes possuem apenas o propósito de inserir dados e enviar esses dados a um servidor terminal. O servidor terminal efetua o processamento real (por exemplo, atualização de telas de processe) e retorna a tela resultante para o cliente que então exibe em seu monitor.