SIMATIC WinCC - Abertura

Sistemas operacionais e bancos de dados – MS Windows
Desde sua primeira versão, o WinCC sempre usou sistemas operacionais líderes no mercado.Seja usando Windows Server 2003, Windows XP Professional ou Windows Vista, na análise final, isso significa um investimento muito seguro, já que você pode se manter atual com as inovações de sistemas operacionais.
MS SQL Server
Microsoft SQL Server 2005 SP2 é integrado na licença básica do WinCC com resposta em tempo real, alta performance e 512 Archive Tagslicenciados. Powerpacks para até 120.000 Archive Tagsoferecem perfis de maior performance e com isso, dar o suporte para aprimorar o sistema para um servidor central de arquivamento de dados histórico, que também pode arquivar outros dados do processo de produção por longos períodos de tempo e tornar ferramentas de análise disponíveis. Usando uma variedade de interfaces padrão, pode-se processar futuramente dados de arquivo usando qualquer ferramenta externa a qualquer momento.

Plataforma de Integração
Por outro lado, a integração de controles facilita a configuração devido ao uso de elementos prontos que você só precisa integrar; por outro lado, ele permite proteger conhecimento industrial e tecnológico em elementos encapsulados e para usá-los na freqüência necessária com diferentes parâmetros. O WinCC V7 não apenas suporta a integração de controles ActiveX como também controles XAML e .NET específicos do cliente, já que seu WinCC Media Control atua como um recipiente .NET.O pacote WinCC/IndustrialX está disponível como uma opção para WinCC.Ele contém uma grande número de elementos ActiveX adicionais e um kit de ferramentas de desenvolvimento incluindo modelos de Visual Basic para permitir a fácil criação de controles ActiveX.


Scripting - Visual Basic para Aplicativos (VBA)
Para personalização individual e extensões para a ferramenta de configuração nós integramos VBA no WinCC Graphics Designer – que é o ambiente padrão amigável para extensões específicas de aplicativo.Isso quer dizer que o conhecimento de Visual Basic disponível para muitos engenheiros e usuários pode ser transportado para o WinCC. E além disso, padrões para repetição de tarefas economizam tempo e dinheiro! Isso significa que você pode definir qualquer entrada de menu ou caixas de diálogo de configuração rápidas para seus próprios objetos específicos de usuário.

VBScript ou ANSI-C
Normalmente imagens, operações lógicas e animação são configuradas via diálogos simples. Scripts também podem ser programados usando VBScript ou em ANSI-C quando necessário, por exemplo para converter valores, para iniciar um relatório ou para gerar mensagens de operador.VBScript possui seu próprio editor amigável com suporte a depuração. Os scripts possuem acesso às propriedades e métodos de todos os objetos gráficos WinCC, a controles e para o modelo objeto de WinCC bem como aplicativos de outros fabricantes.


Interfaces de programação aberta - C-API
Os módulos de função do WinCC são abertos devido a interfaces API que permitem acesso aos dados e funções de configuração e de sistema em execução. Isso quer dizer que você pode usar as funções de tempo de execução e configuração de WinCC em seus scripts ou até desenvolver aplicativos independentes com acesso direto ao WinCC. E usando o kit de desenvolvimento WinCC/ODK (Open Development Kit), fica realmente fácil acessar as interfaces de programação.

Comunicação
OPC - OLE for Processos Controle
OPC é um procedimento uniforme que permite que aplicativos Windows acessem dados de processo. Isso facilita combinar dispositivos e aplicativos produzidos por outros fabricantes.Como um cliente OPC DA, WinCC pode lagar localmente ou pela rede no caso de controladores de nível mais baixo para dados de processo corrente e ter esses dados enviados a partir do servidor OPC DA associado ciclicamente. De outra forma, o servidor WinCC OPC DA pode disponibilizar os dados de processo corrente para outros aplicativos compatíveis com OPC como Microsoft Excel, por exemplo, para processamento futuro.Com OPC XML DA, isso é possível por plataformas para diferentes sistemas operacionais via web entre WinCC e aplicativos de escritório, sistemas ERP/PPS (ex: SAP/R3) ou portais “business-to-business”.Você pode implementar acesso a dados de arquivo WinCC via OPC HDA (Acesso a Histórico de Dados) ou empregando WinCC OLE DB-Provider via Microsoft DTSX-Packages.Ao usar as opções do Pack de Conectividade WinCC e Estação de Conectividade você também pode acessar histórico de alarmes via OPC A&E.Em OPC A&E o sistema exibe uma mensagem WinCC como um alarme e junto com todos os valores de processo subordinados, transmite a todos os assinantes nos níveis de gerência da empresa ou produção. OPC A&E e OPC HDA estão no escopo do opcional WinCC/ConnectivityPack.