Sistemas de Excitação RG3

 

Aspecto interno do painel de excitação RG3, no caso em execução redundante (2 reguladores automáticos completamente independentes).

Graças a sua grande flexibilidade, o RG3 é adequado para qualquer tipo de planta de geração de energia, seja uma termoelétrica industrial ou uma hidroelétrica. É especialmente indicado para a modernização do regulador de tensão de plantas existentes.

Aplicação

A energia necessária para o sistema de excitação padronizado é fornecida pela excitatriz piloto de ímã permanente (PMG). Alternativamente, a energia poderá ser tomada também dos terminais do próprio gerador síncrono, através de um transformador de excitação, ou dos serviços auxiliares em C.A. ou C.C. da usina. A faixa de tensão de alimentação é, portanto, bastante ampla:

- Em corrente continua: de 50 V a 300 V
- Em corrente alternada: até 400 V (freqüência máxima: 400 Hz)

A parte de potência consiste de um “chopper” transistorizado, que será conectado ao enrolamento de campo da excitatriz ou, conforme o caso, aos anéis de deslizamento do gerador.

Características Principais

- Transferência automática sem interrupção entre as fontes alimentadoras da parte de potência do sistema de excitação.
- Possibilidade de redundância completa da parte de potência. O segundo conversor chopper pode ser comandado ou por um regulador de corrente segregado (Canal Manual) ou por um outro Canal Automático (segundo regulador automático de tensão).
- Controle local e remoto das funções, para operação normal ou comissionamento.
- Interface homem-máquina tipo OP1S para operação local do sistema, visualização de grandezas e alarmes e parametrização do regulador.
- Comunicação serial Profibus DP.
- As interfaces podem ser facilmente adaptadas às necessidades do cliente, especialmente nos casos de modernização (retrofitting).
- Monitoração dos diodos rotativos de excitatrizes sem escovas (brushless).
- Estabilizador do Sistema de Potência (PSS).
- Regulador de potência reativa ou do fator de potência do gerador ou do ponto de acoplamento à rede.
- Limitador Tensão / Freqüência (V/Hz) e da corrente estatórica
- Conjunto completo de limitadores para assegurar operação sempre segura e estável, mesmo quando o gerador síncrono está operando em seus limites de carga.